O presidente Lula (PT) confirmou, na noite desta segunda-feira (24), a total gratuidade do Programa Farmácia Popular. Agora, todos os 41 itens do programa passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas.
A confirmação de Lula, em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, aconteceu após a medida ser anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Em 13 de fevereiro, ela anunciou a mudança no programa antes de Lula, em um evento com prefeitos de todo o país.
Nísia Trindade tem sido vista como peça central na reforma ministerial que o presidente Lula quer promover nas próximas semanas. Ela tem sido alvo de queixas por falta de uma “marca” em sua gestão.
Além da gratuidade total do Farmácia Popular, Lula confirmou o primeiro pagamento da poupança relativa ao programa Pé-de-Meia, programado para esta terça-feira (25).
Veja, abaixo, a íntegra do pronunciamento do presidente Lula:
“Meus amigos, minhas amigas. Venho aqui para falar de dois assuntos muito importantes. Uma dupla que não é sertaneja, mas que está mexendo com o Brasil: o Pé-de-Meia e o novo Farmácia Popular.
É para os jovens brasileiros que trago a primeira boa notícia. O pagamento da poupança de mil reais do programa Pede Meia entra amanhã na conta e rendendo. Tem direito ao valor quem passou de ano, mas quem concluiu o ensino médio já pode sacar a partir desta terça-feira.
E, olha que legal, mais de 90% dos jovens que estão no programa passaram de ano.
Essa ação extraordinária está ajudando mais de 4 milhões de jovens a permanecerem na escola, melhorando a qualidade do ensino e aumentando a renda da família.
Mín. 19° Máx. 29°