Começa nesta terça-feira (11) a cobrança do pedágio em trechos da BR-040 entre Belo Horizonte e Cristalina (GO). As praças estão espalhadas em sete municípios mineiros e têm valores que variam entre R$ 11,30 e R$ 15,50 para automóveis e caminhonetes de até 2 eixos.
A promessa da Vinci Highways, concessionária que administrará o trecho, é investir R$ 12 bilhões na rodovia pelos próximos 30 anos. O valor inclui manutenção da rodovia, melhorias em infraestrutura, segurança e serviços, incluindo recuperação do pavimento, reforço da sinalização e a implementação de serviços essenciais como socorro mecânico e atendimento pré-hospitalar.
Além disso, a concessão deve gerar mais de 91 mil empregos diretos e indiretos.
Para o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Guilherme Theo Sampaio, a cobrança do pedágio se justifica pela promessa de melhorias. “Porque se quer realmente equilibrar 12 bilhões de investimentos, serviços operacionais 24 horas por dia, recolhimento de impostos, geração de empregos, não vai querer realmente ter algo que não seja sustentável”.
O CEO da Vinci Highways, Tulio Abi Saber, disse que a empresa já trabalha em melhorias no trecho. “Vamos iniciar um programa ambicioso de obras para ampliar a rodovia, aumentar a segurança e melhorar a qualidade do serviço. Além de financiamento e construção, vamos trazer inovações operacionais e soluções ambientais para todo o trecho”.
As sete praças de pedágio estão localizadas em diferentes pontos ao longo da BR-040, entre Belo Horizonte e Cristalina:
- PP1: KM 18 – Paracatu (MG)
- PP2: KM 91 – Lagoa Grande (MG)
- PP3: KM 172 – João Pinheiro (MG)
- PP4: KM 254 – São Gonçalo do Abaeté (MG)
- PP5: KM 328 – Felixlândia (MG)
- PP6: KM 405 – Curvelo (MG)
- PP7: KM 487 – Capim Branco (MG)
Estrutura tarifária
A cobrança de pedágio terá algumas isenções e benefícios. Motocicletas e veículos oficiais serão isentos, enquanto os motoristas que utilizam o sistema de TAG (que permite o pagamento automático) poderão contar com um desconto de 5%. Além disso, a tarifa para usuários frequentes será progressiva, com descontos de até 70%, dependendo da frequência de viagens na mesma praça de pedágio.
“Nós estamos passando por um processo de repactuação junto com o Governo Federal de realmente solucionar uma rodovia que já foi uma das melhores do país. Mas é um contrato antigo que não comportava investimentos e uma tarifa incompatível com a demanda. Uma tarifa de R$ 3 não condiz com os investimentos, com a necessidade que tem ali da rodovia”, disse Guilherme.