Belo Horizonte e cidades da região metropolitana têm dedicado parte do orçamento para investir no sistema de monitoramento por câmeras e apostado na criação de cinturões de vigilância, considerado referência para identificação de criminosos e localização de veículos roubados.
Com videomonitoramento inteligente, a capital mineira conta com mais de 4 mil câmeras espalhadas pela cidade, sendo que 1.200 novos equipamentos foram instalados a partir de 2023. Parte das câmeras contam com um sistema que permite a identificação facial e de placas de veículos.
Por conta do sistema, BH passou a ter imagens de áreas que antes não eram cobertas por câmeras. Com concentração no Centro de Operações da Prefeitura (COP), na região Oeste de BH, as imagens são compartilhadas em tempo real com as forças de segurança, que mantêm representantes in loco. O exemplo está sendo seguido por municípios da Grande BH como Contagem, Nova Lima, Betim e Igarapé, segundo garantiram prefeitos e representantes dos municípios à Itatiaia.
Em entrevista à Itatiaia, o prefeito de Belo Horizonte em exercício, Álvaro Damião (União), afirmou que medidas de segurança pública não podem ser adotadas de maneira isolada.
‘Claro, até porque o ladrão não escolhe (local). Eu não sei se ele é daqui, se ele não é daqui, eu não sei se ele ele tá vindo para cá. Ao mesmo tempo que eu tenho que proteger Belo Horizonte, eu tenho que proteger Nova Lima, eu tenho que proteger Vespasiano, eu tenho que proteger Contagem, Betim e eles têm que proteger Belo Horizonte. Nós temos que trabalhar em conjunto. A proteção tem que ser de todos, na grande Belo Horizonte’, concluiu Damião.
A prefeitura de Nova Lima é uma das cidades que está implantando um sistema de segurança por câmeras semelhante ao instalado em BH. São cerca de 500 câmeras instaladas no município, sendo que algumas delas contam com rotação completa, tecnologia 4K e zoom integrado de até 25x.
Os equipamentos são controlados a partir de uma sala de comando. O subsecretário de políticas urbanas, Jansen Rezende, diz que o executivo acredita na integração das cidades para combater a criminalidade.
Mín. 22° Máx. 29°