O Atlético conheceu na noite desta segunda-feira (17) os primeiros adversários na Copa Sul-Americana, competição a qual não disputa desde 2020. Sem a vaga para disputar a atual edição da Libertadores, os mineiros iniciarão a caminhada no torneio continental no início do próximo mês. O sorteio aconteceu na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
Em busca da primeira volta olímpica na “Sula”, a equipe comandada pelo técnico Cuca é cabeça de chave do Grupo H e terá pela frente Caracas, da Venezuela, Cienciano, do Peru, e Deportes Iquique, do Chile.
A melhor campanha do Galo na competição foi em 2019, quando foi até a fase semifinal. Comandando na época pelo técnico Rodrigo Santana, o Alvinegro foi eliminado pelo Colón, da Argentina. Os mineiros disputaram nove edições da Sul-Americana (2003, 2004, 2008, 2009, 2010, 2011, 2018, 2019 e 2020).
O Top 30 do ranking de clubes da Conmebol tem o River Plate-ARG na ponta. O Atlético é o sétimo colocado.
Dentre os brasileiros que disputarão à Copa Sul-Americana neste ano, o Galo é o melhor ranqueado. Na sequência vem o Fluminense (10º), Grêmio (11º) e o Corinthians (18º).
Se classificam para a etapa eliminatória da competição os campeões de cada grupo. Os times que terminarem em segundo vão disputar um playoff contra aqueles que ficarem em terceiro nos grupos da Libertadores, e assim serão conhecidos os 16 participantes das oitavas de final.
As fases oitavas de final, quartas e semifinal serão disputadas no formato ida e volta. A grande final será em jogo único e em campo considerado neutro. A decisão 2025 da Copa Sul-Americana está marcada para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
Mín. 22° Máx. 29°