O Cruzeiro tem tudo acertado com seu nono reforço para a temporada. Trata-se do atacante Álvaro Barreal, do Cincinnati, dos Estados Unidos, emprestado à Raposa até dezembro deste ano. Contudo, o argentino ainda não foi anunciado oficialmente pelo clube celeste.
Barreal desembarcou em Belo Horizonte no último sábado (24/2) para fazer exames médicos na Toca da Raposa 2 e assinar contrato. Entretanto, o clube mineiro aguarda a regularização da documentação trabalhista do atleta para oficializá-lo.
Depois disso, o próximo passo será a publicação do nome de Barreal no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Só assim ele terá condições legais de fazer sua estreia pelo Cruzeiro no Campeonato Mineiro.
Enquanto isso não ocorre, Álvaro deu início às atividades pela nova equipe nessa terça-feira (27/2). Ele treinou à parte do restante do grupo de jogadores na Toca 2.
A reportagem de No Ataque apurou que o empréstimo da promessa argentina será oneroso, avaliado em 300 mil dólares (R$ 1,4 milhão). Já o valor da aquisição definitiva dos direitos econômicos que pertencem ao Cincinnati gira em torno de 4 milhões de dólares (R$ 19,9 milhões).
Barrael teve ótima temporada pelo Cincinnati na Major League Soccer (MLS) em 2023. Em 36 partidas no campeonato nacional dos Estados Unidos, fez sete gols e deu sete assistências aos companheiros de equipe. O argentino ainda participou de seis gols do time da Conferência Leste em outros torneios com formato de mata-mata.
O jovem vinha atuando como ponta-esquerda no Cincinnati, ajudando desde a fase defensiva. O estilo de jogo de Álvaro despertou a atenção de Nicolás Larcamón, técnico do Cruzeiro. Compatriota do atacante, o treinador tem observado bastante os mercados alternativos nesta janela de transferências para indicar jogadores ao time mineiro.
O camisa 31 do Cincinnati chegará ao Cruzeiro para suprir uma das carências do elenco. Ele será opção para o lado esquerdo do ataque e concorrerá por uma vaga com Arthur Gomes, titular absoluto na posição com Larcamón.
Barreal foi revelado pelo Vélez Sarsfield, da Argentina, em 2019, e rapidamente ganhou visibilidade. Ele fez apenas 18 jogos pelo clube de Buenos Aires e foi vendido ao Cincinnati, na temporada seguinte.
Mín. 21° Máx. 27°